Empreendimentos de economia solidária, em parceria com a IPEPS, vendem produtos no festival.

Empreendimentos de Economia Solidária (EES) de Diadema participam, de 8 a 23 de dezembro de 2021, do 1º Festival de Natal organizado pela prefeitura de Diadema. Os EES montaram barracas de alimentação e estarão localizados na feira de Natal, Praça da Moça, até o encerramento do evento, dia 23. Com o tema Tempo de Luz e Esperança, o objetivo do festival é promover um Natal solidário.

Visibilidade para a economia solidária

Segundo o diretor da Casa da Economia Solidária/IPEPS, Arildo Mota, O 1º Festival de Natal foi uma ação conjunta de todas as secretarias. “O papel da Casa foi chamar os empreendimentos para integrar a feira, sempre articulando para garantir que o maior número possível de EES possa participar de forma revezada dos eventos que serão promovidos na cidade”, complementa.

Ainda de acordo com Mota, a importância da feira em receber esses trabalhadores e trabalhadoras é “dar visibilidade à economia solidária”, além de ajudá-los na geração de renda durante a pandemia.

Na feira é possível encontrar barracas de alimentos e artesanato. A cidade de Diadema conta com outros oito empreendimentos incubados na IPEPS. Esses empreendimentos contam com cooperativas de reciclagem, de vendedores de alimentos, costura, reforma de estofados entre outros.

A IPEPS faz formação em economia solidária e cooperativismo, assessorias nas áreas de gestão, jurídica, contábil, comunicação, na elaboração de plano de negócios, estudos de viabilidade econômica e no acesso ao crédito e para desenvolvimento de produtos.