IMCD Brasil, empresa instalada em Diadema doou equipamentos para triagem e promoveu a reforma da central. Investimentos são parceria entre empresa e prefeitura.

A Cooperativa de Reciclagem Nova Conquista, formada por 12 catadores, recebeu, no último dia 7 de dezembro, uma série de equipamentos que vão melhorar a produtividade, segurança e qualidade do trabalho de separação e triagem dos materiais reciclados que a cooperativa retira das empresas e residência do entorno da cooperativa.

Um evento com a presença de representantes da empresa e da prefeitura marcou a doação de uma prensa enfardadeira, um triturador de vidro, um computador, três triciclos de carga para coleta de recicláveis e uma mesa de triagem e separação de materiais.

A central de triagem também recebeu reforma geral das instalações: pintura interna e externa, alvenaria, expansão da área coberta para separação de materiais e adequação da rede elétrica, além da criação de Ecoponto com espaço para caçambas e muros de contenção.

A meta do projeto Eco Conquista, parceria entre IMCD Brasil e prefeitura de Diadema, é que a Central de Reciclagem dobre a produção e alcance 200 toneladas de material reciclado por ano. “[…] estamos agradecidos à IMCD Brasil e ao prefeito Filippi, porque agora não somos mais invisíveis. Somos gratos por enxergar a gente, isso nos dá esperança, confiança e força”, contou Maria Benedita Farias, líder do grupo de catadores.

Além dessas melhorias, o projeto promoveu a reforma da quadra esportiva, ao lado da Cooperativa, com pintura, troca de alambrado, construção de banheiros e de rampas de acessibilidade. Outro benefício ecológico do projeto da IMCD vai ser o plantio de 136 árvores e a realização de 40 ações de educação ambiental para escolas e a comunidade local. (Reportagem: Marcos Luiz/SECOM)