Em uma ação intersecretarial, a Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Ipeps/Sedet) estabeleceu, desde o ano passado, parceria com a Fundação Florestan Fernandes e a Secretaria de Segurança Alimentar (Sesa)  para a implementação do projeto Cozinha Criativa, possibilitando que munícipes tenham cursos gratuitos na área de culinária básica com introdução à economia solidária, tendo como objetivo a geração de trabalho e renda.

O projeto já formou cerca de 120 munícipes em três turmas de culinária básica em 2021. Agora, em fevereiro, tem início uma nova turma que terá contato com a parte teórica e prática de culinária, manipulação de alimentos e empreendedorismo com ênfase em economia solidária.

Este ano, acrescentou-se ao curso um modulo de aperfeiçoamento em culinária e gestão de empreendimentos. Os estudantes terão, além das aulas de culinária, orientação sobre plano de negócio, formação de cooperativas e autogestão. Segundo a coordenadora de formação da Ipeps, professora Gilnair Pereira, a proposta é que, terminado o aprendizado, “as pessoas possam formar grupos de economia solidária para produzir e comercializar esses produtos. Os grupos que saírem desse processo formativo poderão ficar incubados e acompanhados pelo Ipeps”, explica.