As redes têm o papel de animadoras no processo de integração local.
As redes de cooperação têm tido cada vez mais relevância no rearranjo organizacional entre empresas na busca de maior oportunidade e competitividade. Mais do que nunca o lema “a união faz a força” tem sido explorado e ofertado bons frutos. Alianças, parcerias e joint ventures são algumas configurações de redes utilizadas por empresas capitalistas. Mas além das redes interempresariais, vem ganhando espaço as redes de colaboração (cooperação) solidária, no âmbito da Economia Solidária. Esta última se coloca como um novo paradigma na busca de soluções para a crise social e econômica, abrindo um leque de possibilidades, apresentando uma nova lógica para a organização da produção, geração de trabalho e renda e desenvolvimento local.
As Redes de Cooperação Solidária possuem o objetivo de construir cadeias produtivas para garantir o bem-viver de todos e todas. A participação em uma rede é livre, sempre observando os princípios que orientam a Economia Solidária.
Quando uma rede solidária é organizada, ela passa a atender demandas imediatas das pessoas por trabalho, melhoria no consumo, educação, e começa a implantar um novo modo de produzir, consumir e conviver em que a solidariedade passa a ser o cerne da vida e do negócio.
São articulações formais ou não formais entre os empreendimentos de Economia Solidária e suas organizações de apoio para, de forma conjunta, promover atividades com a finalidade de fortalecer o desenvolvimento de suas atividades econômicas e/ou promover a comercialização solidária dos seus produtos e serviços, e/ou para promover o consumo coletivo dos bens, produtos e serviços. Têm como objetivos:
- Fortalecer as redes de produção, comercialização e base de serviços;
- Romper com o isolamento e fragilidades estruturais dos empreendimentos;
- Propiciar o desenvolvimento local e territorial;
- Desenvolver estratégias de viabilização de ocupação/trabalho e geração de renda;
- Compartilhar experiências técnicas e informações sobre a produção e mercado; e
- Propiciar ganhos de escala de produção.
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