Cooperativa trabalha com reciclagem de mobílias como sofás, camas, colchões e materiais inservíveis residenciais.
Após uma longa espera de mais de 20 anos desde sua criação, finalmente o projeto Okawago foi regularizado e adquiriu seu CNPJ, o que possibilitará implantar uma nova fase de crescimento do negócio. O processo de regularização teve a assessoria da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários de Diadema (Ipeps). A cooperativa vem sendo acompanhada pela incubadora e receberá assessoria na formatação do plano de negócios e nas estratégias de comunicação e marketing do empreendimento.
A cooperativa foi fundada em 2001 com o objetivo de produzir móveis estofados ao reciclar mobília descartada por moradores e empresas da região. Além de servir como fonte de renda para oito cooperados, também oferece oficinas de tapeçaria e marcenaria para a população, empresas privadas e poder público. O empreendimento tem como missão consolidar práticas socioecológicas e ambientais que contribuam para o desenvolvimento sustentável e solidário.
Com o CNPJ, a cooperativa Okavango obteve outras conquistas, segundo o presidente da cooperativa, Diolindo Gonçalves. “O terreno em que funciona o empreendimento foi regularizado para podermos trabalhar”, comemora.
Para Gonçalves, o desafio agora são os novos avanços que o município vem discutindo em relação à reciclagem. “Para termos os materiais que precisamos como colchões, por exemplo, a coleta seletiva precisa funcionar bem”, destaca.
A prefeitura de Diadema vem construindo um novo marco nas políticas públicas de resíduos sólidos com a participação de cooperativas de reciclagem e a sociedade civil.
Comentários