Como parte das atividades do mês da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e o Sebrae organizaram, no último dia 14 de março, no Centro Cultural Vladimir Herzog, no bairro Campanário, o curso Inteligência Emocional e o Empreendedorismo Feminino.

A criadora da marca de cosméticos Pantera Negra, Maria de Fátima Gonçalves Martinazzo, moradora da zona leste de São Paulo, contou como criou a marca que é, atualmente, referência para aqueles que tratam a pele negra. Professora de matemática, química e física, para deixar as aulas mais atrativas, passou a ensinar os alunos a produzirem xampus, sabonetes e perfumes na sala de aula.

A experiência deu tão certo que funcionários da escola começaram a consumir seus produtos. Anos depois, quando Fátima se aposentou, aos 65 anos, decidiu empreender e tratou de abrir sua própria empresa e a chamou de Pantera Negra.

O nome da marca é homenagem ao movimento negro dos Estados Unidos que, nos anos 1970, lutou contra toda forma de racismo e discriminação no mundo. Fátima considera essa luta necessária e permanente.