Prefeitura lançou o Coopera Diadema com objetivo de estimular e gerar novas oportunidades e renda por meio do trabalho coletivo.

Nem a manhã gelada que trouxe a primeira frente fria do ano derrubando a temperatura abaixo dos 10 graus inpediu que o público comparecesse ao lançamento do programa Coopera Diadema, no último dia 19/05, na Fundação Florestan Fernandes, em Diadema.
Com auditório lotado e a presença da vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), Patty Ferreira, e autoridades, foram apresentadas as principais diretrízes do programa Diadema + Cooperativa e Solidária, que tem como objetivo dar novo fôlego à Economia Solidária em Diadema

“Diadema tem uma história de mais de 10 anos com a Economia Solidária, que foi abandonada e esta gestão está resgatando isso,” afirmou Mariana Giroto, chefe de divisão da Economia Solidária da Sedet. “A Economia Solidária coloca as pessoas à frente do lucro e é um modelo que além de inclusão, também gera trabalho e renda. O programa vai prestar assessoria e orientação aos coletivos que precisarem de apoio jurídico, orientação financeira, gestão de marketing, de vendas, tudo o que uma cooperativa necessite para se manter de pé e crescer.”
No lançamento do programa também entrou no ar o site https//coopera.diadema.sp.gov.br, com informações sobre o conceito de economia justa e solidária, a história da Economia Solidária em Diadema, os principais emprendimentos acompanhados pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (Ipeps) e fornece ferramentas para o cadastro de coletivos e pessoas interessadas no cooperativismo.

FORMALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO
“Estou muito feliz de lançar hoje esse programa” celebrou a vice-prefeita Patty Ferreira, . “Ele vai proporcionar formalização, formação, educação e ajuda para que esse empreendedor, esse cooperativista, toda a rede de Economia Solidária não se sintam mais sozinhos. Aqui a gente vai trabalhar todo mundo junto, a gente vai crescer todo mundo junto.”
No site, qualquer pessoa pode se cadastrar ou cadastrar seu empreendimento solidário, coletivo, grupo ou rede de comercialização para participar das atividades organizadas pelo programa Coopera Diadema como cursos, eventos, formações e inclusive para ter a oportunidade de ser acompanhado de perto pela incubadora de Diadema.
Fernanda Zita, coordenadora do coletivo Empreender Delas, um grupo de mulheres de Diadema que atua focado em atender mulheres com serviços de beleza, vestuário, alimentação e artesanato e vem sendo acompanhada pelo Ipeps desde abril, destacou a importância que o apoio de políticas públicas como o Coopera Diadema são “fundamentais para garantir que a gente continue acreditando em nosso projeto”, destacou.
Participaram do evento o presidente da Fundação Florestan Fernandes, Maninho, além do presidente da Câmara de vereadores, Josa Queiroz, o líder do governo na Câmara, Orlando Vitoriano, e o deputado estadual Teonilio Barba, que já destinou mais de R$ 3 milhões em emendas à Economia Solidária.

Texto: André Ribeiro e Carlos Rizzo. Fotos: Igor Andrade